
O Curso Regular é a coluna central da EICTV e cumpre o princípio fundamental da Escola: ser um centro de formação de cineastas audiovisuais com perspectiva emancipadora e emancipatória, o que a torna uma das escolas mais importantes e únicas do mundo.
Atualmente, é composto por oito especialidades: Direção de Ficção, Direção de Documentário, Produção, Roteiro, Televisão e Novas Mídias, Fotografia, Som e Edição. Ao vestibular candidatam-se estudantes de todo o mundo, dos quais, neste momento, são selecionados cinco candidatos para cada especialidade.
Os estudos do Curso Regular têm duração de três anos, sempre orientados pelo princípio do “aprender fazendo”. Isto implica o intercâmbio com profissionais ativos, que garantem a transmissão de uma experiência viva e atualizada. Eles também vivem numa comunidade formada por professores e estudantes de diferentes latitudes e trabalhadores cubanos.
O primeiro ano é dedicado à Polivalência.
Durante a Polivalência não há alunos diferenciados por especialidades. Seu objetivo é formar o aluno na perspectiva audiovisual a partir do conhecimento e da prática de cada especialidade, ao mesmo tempo em que compreende o desenvolvimento de uma equipe de trabalho. Além disso, o conhecimento sobre a história do cinema e a apreciação cinematográfica é aprofundado e sistematizado. Tem como marca registrada a realização de um curta-metragem de 3 minutos, durante o qual o cenário do filme se transforma em uma sala de aula onde se consolidam os conhecimentos adquiridos nas oficinas anteriores.
O segundo ano é Especialização.
Os alunos recebem os conhecimentos teóricos necessários a cada especialidade, ao mesmo tempo que realizam diversos exercícios práticos nos quais esses conhecimentos são consolidados e nos quais os alunos atuam de acordo com as suas especialidades.
Os principais exercícios deste ano são um documentário de 13 minutos, filmado em comunidades próximas da EICTV e dirigido por documentaristas e diretores de ficção; um documentário realizado na Sierra Maestra e um curta-metragem de ficção de 10 minutos.
Cada um destes exercícios consiste num aconselhamento especializado e é avaliado tanto pelos orientadores como pelo corpo docente da EICTV.
O terceiro ano é dedicado principalmente à Tese.
Os conhecimentos obtidos durante a especialização são postos à prova através da realização de exercícios de tese, nos quais participam alunos de todas as especialidades. No caso da especialidade Roteiro, a tese consiste na escrita de um longa-metragem de ficção.
Sobre o processo seletivo:
Uma comissão de admissão composta pelo Conselho Acadêmico e pela Direção Geral da Escola seleciona os alunos para o Curso Regular. Seis alunos são admitidos por especialidade, com base em seu potencial criativo, nível cultural, habilidades técnicas e histórico de vida. O objetivo da escola é criar uma geração coesa que trabalhe de forma solidária e comprometida ao longo dos anos acadêmicos e na vida profissional. A Escola reserva-se o direito de admissão e sua decisão é final.
Requisitos:
- Ter Idade entre 22 e 30 anos.
- Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição.
- Fotografia (10×10 cm / 4×4 polegadas / 150dpi)
- Certificados educacionais legais demonstrando que você concluiu pelo menos dois anos de ensino superior em qualquer área (envie fotocópias legais de diplomas ou títulos).
- Arquivo pessoal (portfólio), com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros, em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo.
- Apresentar um autorretrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
- Apresentar carta de motivação, com no máximo 2 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de esta carta estar em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
- Atestado médico comprovando condição física e mental.
- Carta de recomendação.
- Dominio da língua espanhola. Candidatos cuja língua materna não seja o espanhol devem demonstrar que possuem conhecimento suficiente desse idioma.
- Envie uma carta de apoio da pessoa ou instituição que será responsável pelo pagamento da sua mensalidade, incluindo endereço de e-mail, endereço residencial, local de trabalho e números de telefone. A Escola confirmará a veracidade destes dados.
Matrícula:
O curso tem duração de três anos, e uma matrícula anual no valor de seis mil euros (18.000 euros pelos 3 anos), pagos à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro).
Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.
Sobre a Escuela Internacional de Cine y TV
A EICTV, localizada em San Antonio de los Baños (Cuba), é considerado um dos melhores centros de formação audiovisual em todo o mundo. Foi fundada em 15 de dezembro de 1986, pela Fundação Novo Cinema Latino-Americano (FNCL). Seus fundadores foram o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa, entre outros. Na época, a intenção foi criar uma escola que atendesse povos de língua latina, África a Ásia. Desde então, já formou milhares de estudantes e profissionais de mais de 50 países, que fizeram desta escola um espaço para a diversidade cultural de grande envergadura, hoje referência mundial.
Escuela Internacional de Cine y TV – San Antonio de los Baños – Cuba
Diretora Geral: Susana Molina
Diretor Acadêmico: Jerónimo Labrada
Coordenadora Acadêmica: Maria Julia Grillo