Inicialmente chamada “Curadoria, Gestão e Networking de Mostras e Festivais de Cinema“ o curso imersivo apelidado de “oficina de festivais” chega a seu décimo aniversário totalmente repaginado para acompanhar a evolução dos festivais dentro do ecosistema da indústria audiovisual assim como as tendências que apontam sua consolidação como plataforma alternativa de distribuição.
A oficina acontecerá na sua já tradicional data em Novembro (18 – 29), proporcionando aos participantes a oportunidadede extender a sua estadia e aproveitar assim o bilhete aéreo para participar do Festival de Havana, um dos mais importantes do continente, que em 2019 acontecerá entre o 5 e o 15 de Dezembro. Os inscritos na oficina terão direito à credenciamento de estudante no festival, junto ao resto dos alunos da escola. (a hospedagem e alimentação durante o festival são por conta dos participantes)
A oficina “Festivais e os Novos Modelos de Negócios na Indústria Audiovisual” oferece a oportunidade de trabalhar um “kit” de ferramentas básicas de produção, gestão e negociação, hoje indispensáveis para organizadores mostras e eventos, assim como para os realizadores audiovisuais interessados em entender e se envolver-ativamente na promoção e distribuição de seus filmes. Durante a oficina será analisado o papel atual de festivais no ecossistema da indústria audiovisual e da sua consolidação como uma plataforma de distribuição alternativa, a fim de compreender os marcos que definem as relações entre os produtores, agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais.
Está direcionada a gestores de festivais e mostras audiovisuais, empreendedores de eventos culturais, centros culturais, programadores de salas alternativas e vídeo clubes. Estudantes e profissionais de cinema e televisão, realizadores e produtores interessados em aprender a navegar o circuito internacional de festivais de cinema. Professores, comunicadores e agentes das indústrias criativas que tenham projetos com alguma intersecção no audiovisual.
Parte da turma 2017 que incluiu estudantes de Perú, Colômbia, Brasil, Panamá, Chile, República Dominicana, entre outros países.
Entre as temáticas a serem abordadas durante o curso estão: Os festivais e o futuro das janelas de distribuição de cinema: intersecções, convergências e desafíos (DIY theatrical, non-theatrical & bookings, educational, e-distribution, etc). Anatomia de un festival de cinema. Estrategias de programação e a “transmediatização” dos festivais. Audiências e formação de públicos na era do VOD. Preenchendo a línea de pontos: relações entre produtores, agentes de venda, distribuidores e programadores de festivais. Circuito de festivais. Como se constroi o “currículo” de um filme e de seu diretor a través dos festivais. Quando esperar, quando encarar o plano B. Entendendo o esencial: contratos e compromissos de co-produção, cadeias de direitos desde o roteiro à exhibição (quem pode fazer que, onde e quando em relação à um filme), music cue, deliveries, seguros e omisões, hold backs. Fees: quando aplicam, como são negociados, implicações para productores e para os festivais. Os soportes de exhibição e o futuro da projeção. Produção e gestão 2.0: além das redes sociais: tecnologias culturais, “think different”. Estrategias de guerrilla cultural: redes & crowdsourcing, crowdfunding, P.R 2.0, Cinando, Festival Scope, plataformas de inscripção online. Da aldeia global à aldea local: festivais como motor de câmbio social. Dinamização de núcleos comunitários a través do audiovisual.
A oficina estará ministrada por PATRICIA MARTIN
Patricia Martin é formada em Ciências Políticas com cursos de especialização no Japão, na Espanha e nos EUA. Tem ampla experiência profissional na implantação e gestão de projetos de formação em comunicação audiovisual e também na coordenação e programação de mostras e festivais internacionais de cinema e novas mídias. Entre outras funções foi Diretora de Relações internacionais da EICTV, consultora para as Media & Visual Arts Residencies do Banff Centre for the Arts de Canadá, diretora do Centro de Realização Audiovisual do Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza e consultar independente do Ministério de Cultura da Colômbia na área de capacitando e apoio a festivais. Foi Gerente de Desenvolvimento e Conteúdos Web do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara e do Festival CineCeará, no Brasil. Foi responsável pela assessoria de imprensa internacional e curadora, junto com Alfredo Calvino, da Mostra Competitiva Internacional do Amazonas Film Festival, entre outros. É diretora-fundadora de Intermedi@rte (www.intermediarte.org) e sócia em Habanero (www.habanerofilmsales.com), uma empresa que opera como sales agent de cinema latino- americano no mercado internacional.
O curso tem vagas limitadas e o investimento é de 1200 euros (inclui matrícula, hospedagem e refeições na escola)
informações e inscrições: patriciamartin@cuba-cursos.org
cel+whatsapp: 22-999439657
Turma 2010
Conheça o projeto INCUBADORA DE FESTIVALES